segunda-feira, 27 de abril de 2009

História da Legião de Maria
por: Ana Paula Tomaselli


A Primeira Semente

De visita à França, em 1950, o Irmão João Creff, MS, encontrou um sacerdote que estivera prisioneiro na Alemanha e lá conhecera a Legião de Maria. Tão arrebatadamente lhe falou das vantagens que esse movimento poderia trazer ao nosso povo, que o Ir. João resolveu assistir a uma reunião do Senatus de Paris, onde teve a felicidade de palestrar com irmão Tual, então Vice-presidente, que o orientou e o pôs em contato com o Concilium Legionis Mariae.
De volta ao Brasil, o Irmão João, depois de várias tentativas, conseguiu autorização de Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, e a 27/10/1951, no Santuário de Fátima, realizava-se a primeira reunião do Praesidium Refugium Peccatorum, com 8 membros inscritos, sendo Presidente a irmã Maria Tereza R. Lagoa e Diretor Espiritual Pe. José Tonelli, FDP. A esse tempo, porém, já Dublin vinha estudando a possibilidade da extensão do apostolado legionário a todas as nossas Dioceses. Assim sendo, a 10/08/1953, o Concilium Legionis comunicou a escolha da primeira Enviada Especial ao Brasil, Srta. Joaquina Lucas que, há vários anos, percorria os países latino-americanos da costa do Pacífico, a serviço de Nossa Senhora.
Ao chegar ao Rio de Janeiro, a 27/01/1954, foi a irmã Joaquina recebida, no Aeroporto do Galeão, pelos legionários dos cinco Praesidia já existentes. A organização desses núcleos agradou imensamente à irmã Joaquina que, calorosamente, cumprimentou a irmã Terezinha. Foram, então, oficialmente filiados ao Concilium Legionis Mariae. Para auxiliar a irmã Joaquina, foi enviada em junho de 1955, a irmã Mary Clerkin, que prosseguiu o trabalho de extensão.
O que é a Legião de Maria?

Uma Associação formada por leigos. Tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo.
O sistema Legionário hoje espalhado por todo o mundo, tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar a sua fé.
A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia.
Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade.
Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça.
A Expansão

A Legião, em 1928 expande-sepela primeira vez fora da Irlanda, com o primeiro praesidium estrangeiro que nasce em GlascoW, Escócia.
A Legião funda-se em Londre em 1929. Uma senhora inglesa, cujo marido era funcionário na Índia, resolve levar todo o material necessário à fundação de um praesidium, o que se concretiza em 1931. A Legião penetrava na Ásia e, nesse mesmo ano, dá os primeiros passos no Novo Mundo, com um praesidium de trabalhadores mineiros, no Estado do Novo México, Estados Unidos.
Muitos prelados e sacerdotes assistem ao Concresso Eucarístico Internacional de Dublin, em 1932. Alguns procuram introduzir a Legião em suas dioceses. Entre os peregrinos, uma senhora australiana, leiga, e um sacerdote de regresso à Australia, fundam a Legião de Maria, que penetrava em mais um Continente. Nesse mesmo ano, a Legião de Maria alcançava também a África.
Em 1937, na China; nos anos seguintes, propaga-se pela Costa Rica, Panamá, Malta, França, Filipinas, Egito, Síria, Terra Santa, Holanda, México, Alemanha, Ítalia, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, etc., numa caminhada que, pelos obstáculos transpostos e prodigiosa extensão, atesta, sem dúvida, a inegável proteção.

Um comentário:

  1. Olá irmãos legionários, Salve Maria!
    Que bom encontrá-los!!! Vamos caminhar com Maria Saníssima nesta messe do Senhor!
    Sou da Legião do RJ, Tijuca e também temos um blog que está sendo atualizado, é o legiaodemariarj.blogspot.com.br
    Nos encontraremos. "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!"

    ResponderExcluir